Na Espanha, estagiando no badalado restaurante Mugaritz, Thomas Troisgros aprendeu o cultivo dos temperos. "A primeira tarefa da manhã era cuidar da horta", lembra. Hoje, trabalhando ao lado do pai, o chef francês Claude Troisgros, em três restaurantes no Rio de Janeiro, ele usa ervas orgânicas trazidas diariamente de Petrópolis. No dia-a-dia, em seu apartamento no bairro do Jardim Botânico, colhe diretamente dos vasos, na janela da sala integrada à cozinha.
2 - VARANDA SEMPRE VERDE
Quando mudou de uma casa com jardim para este apartamento pequeno, no Rio de Janeiro, a jornalista Clarice Ribeiro fez questão de encontrar um espaço para sua horta. A solução da arquiteta Ana Paula Souza foi ocupar a varanda integrada à sala, a área de melhor insolação do imóvel. "As ervas enfeitam e perfumam. Muitas vezes, os vasos estão tão bonitos que trago para o interior", diz a moradora.
3 - VASOS GRANDES NO TERRAÇO
Na área de lazer da designer Walquíria Tessari Derenze, não podia faltar uma horta. "Nosso maior prazer é receber os amigos para cozinhar, e os temperos frescos são ingredientes fundamentais nas reuniões", conta ela. A cobertura de seu apartamento, em São Paulo, tem uma cozinha gourmet integrada ao pequeno jardim de vasos, onde a designer colhe manjericão, alecrim e pimenta. Paisagismo assinado por Caterina Poli e Sérgio Menon, do escritório Grama e Flor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário