Sustentabilidade


Vamos falar um pouco de sustentabilidade.


 
termo "sustentável" provém do 
latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas". (Wikipédia).


O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:




§  ecologicamente correto










§  culturalmente diverso


Tem se falado tanto em sustentabilidade, e as cidades estão  tento que mudar e se adaptar a essa nova palavra que tem um significado imenso.


  • Busca por uma cidade sustentável
Agora a questão é saber quem será o primeiro país a ter uma cidade totalmente sustentável. A cidade seuca de Malmo é uma das referencias em recuperação urbanística, assim como Copenhague, que em 2025 deve ser a primeira cidade do mundo a ser alimentada por energia eólica e carros movidos a eletricidade ou hidrogênio.
Já a cidade de Frederikshavn, na Dinamarca pretende ser a primeira cidade do mundo 100% de energia renovável.

Livro eletrônico ou de papel?  A grande pergunta sobre esse assunto está em nosso próprio titulo, livro eletrônico ou de papel? Vale lembrar que livros de papel possuem uma grande quantia de papel envolvida em sua produção, muito mais do que óbvio, porém os livros eletrônicos também pode ter um grande impacto no meio ambiente, pois hoje em dia os aparelhos que possuem a capacidade de ler livros virtuais, como os famosos e-readers, podem trazer uma agressão a mais para o meio ambiente

Se vocês lêem cerca de 30 livros por ano, consumir livros de papel é menos impactante no meio ambiente, agora, se vocês lêem 60 livros por ano ou mais, prefira os livros eletrônicos, o intervalo de 30 a 60 livros é um equilíbrio para o meio ambiente quando se trata de impacto.


Acho muito interessante criar uma horta divertida numa pequena varanda, ou num cantinho da lavanderia. Que a vida em apartamentos não seja um limitador para essa diversão e atividade relaxante. Minha mãe sempre me diz que mexer na terra é bom para descarregar energias ruins. E eu concordo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário